Imprensa livre e independente
26 de março de 2015, 13h12

Suécia cria pronome de gênero neutro, para além do ‘ele’ e ‘ela’

Expressão ‘hen’ integrará novo dicionário oficial, atualizado a cada dez anos conforme frequência de uso e relevância de determinados termos na sociedade.

Expressão ‘hen’ integrará novo dicionário oficial, atualizado a cada dez anos conforme frequência de uso e relevância de determinados termos na sociedade Por Opera Mundi A língua sueca vai introduzir um pronome de gênero neutro para a próxima edição do dicionário oficial do país, prevista para ser lançada no dia 15 de abril, anunciaram editores da Academia Sueca nesta semana. No idioma escandinavo, junto aos pronomes de gênero masculino “han” e feminino “hon” será adicionado o pronome “hen”. A nova terminologia vai se referir às pessoas que não revelam seu gênero – seja porque é desconhecido, ou porque a pessoa...

Expressão ‘hen’ integrará novo dicionário oficial, atualizado a cada dez anos conforme frequência de uso e relevância de determinados termos na sociedade

Por Opera Mundi

A língua sueca vai introduzir um pronome de gênero neutro para a próxima edição do dicionário oficial do país, prevista para ser lançada no dia 15 de abril, anunciaram editores da Academia Sueca nesta semana.

No idioma escandinavo, junto aos pronomes de gênero masculino “han” e feminino “hon” será adicionado o pronome “hen”. A nova terminologia vai se referir às pessoas que não revelam seu gênero – seja porque é desconhecido, ou porque a pessoa é transgênero ou o locutor considera o gênero uma informação superficial para compreensão do texto.

“Hen” é uma das 13 mil novas palavras que integrarão o novo dicionário sueco. Surgido na década de 1960, o termo passou a ser usado com mais frequência nos últimos anos pela comunidade trans da Suécia.

Recentemente, a expressão saiu da esfera do ativismo e passou a ser encontrada em reportagens da imprensa sueca, livros e até em decisões judiciais. “Para aqueles que já usam o pronome, é obviamente um fortalecimento agora que estará no dicionário”, comentou Sture Berg, um dos editores, à Agence France-Presse.

Veja também:  Por determinação judicial, Bolsonaro se retrata e pede desculpas públicas à deputada Maria do Rosário, do PT

O dicionário da Academia Sueca é atualizado a cada dez anos. O critério de entrada de determinados termos e expressões é determinado conforme sua frequência de uso e relevância na sociedade.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum