AO VIVO
06 de setembro de 2013, 15h49

Vox Populi: Dilma lidera e venceria no primeiro turno em 2014

Segundo pesquisa, presidenta tem ampla vantagem sobre adversários em todos os cenários

Presidenta tem ampla vantagem sobre adversários em todos os cenários apresentados pela pesquisa de intenção de votos

Da Redação

Pesquisa aponta vitória no primeiro turno de Dilma em 2014 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Nesta sexta-feira, 6, a revista Carta Capital divulgou uma pesquisa de intenção de votos para a eleição presidencial de 2014. O levantamento, realizado pelo instituto Vox Populi, aponta que a presidenta Dilma Rousseff venceria a eleição no primeiro turno em todos os cenários pesquisados.

No cenário que hoje se mostra mais provável, a petista aparece com 38% das intenções de voto, seguida por Marina Silva (Rede), com 19%; Aécio Neves (PSDB), com 13%; e por Eduardo Campos (PSB), com 4%. Nesta simulação, os votos brancos e nulos somariam 15%. Já 11% dos entrevistados não souberam responder. Se fossem computados somente os votos válidos, Dilma seria reeleita já no primeiro turno.

Trocando Aécio Neves por José Serra como candidato do PSDB, o paulista alcança 18% e fica empatado com Marina Silva neste cenário. Em outro cenário, o ministro do STF, Joaquim Borbosa, alcançaria 11% das intenções de voto, empatando com Aécio no terceiro lugar, com seis pontos percentuais a menos que Marina Silva e 25 a menos que a presidenta Dilma Rousseff.

Simulando um cenário com José Serra sendo candidato fora do PSDB, Dilma teria 36% das intenções de voto, Marina 16%, Serra 15%, Aécio 11%, e Eduardo Campos 11%.

Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, 47% dos entrevistados afirmaram ainda não saber em quem votarão em 2014. Outros 17% disseram que vão votar em Dilma; 12% citaram o nome do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva; Aécio Neves e José Serra foram citados por 3% cada; e Marina Silva teve seu nome lembrado por 2% dos entrevistados.