AVANÇO

Casamento LGBT+ é aprovado pelo parlamento da Tailândia

O projeto de lei conta com o apoio do primeiro-ministro do país, que pode se tornar o primeiro do sudoeste asiático a reconhecer o união igualitária

Casamento LGBT+ é aprovado pelo parlamento da Tailândia.Créditos: Reprodução / AFP
Escrito en LGBTQIAP+ el

O parlamento da Tailândia aprovou nesta quarta-feira (27), por ampla maioria, um Projeto de Lei que institui o casamento LGBT+ no país. Agora, o texto segue para o Senado, e caso seja aprovado, pode tornar-se o terceiro país da Ásia a reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo e o primeiro do sudoeste asiático.

De acordo com informações da AFP e CNN, o projeto de lei contou com o apoio de quase todos os partidos e tem o respaldo do primeiro-ministro do país, Srettha Thavisin. Dos 415 deputados, 400 votaram a favor da nova legislação.

Agora, o Projeto de Lei que institui o casamento igualitário no país segue para o Senado e, caso seja aprovado pela casa, será encaminhado para sanção do Rei e entrará em vigor 120 dias depois.

"Fizemos isso para todos os tailandeses, para reduzir a disparidade na sociedade e começar a criar igualdade. Eu quero convidar todos vocês a fazer história", declarou Danuphorn Punnakanta, presidente do comitê parlamentar sobre o projeto de lei, aos parlamentares antes da leitura do texto.

O projeto, caso seja aprovado e sancionado, altera termos como "homem", "mulher", "marido" e "esposa" por termos fora do binarismo de gênero na constituição do país.

A Tailândia é considerada um dos países mais progressistas da Ásia no que diz respeito às questões LGBT, mesmo convivendo com os valores tradicionais e conservadores do budismo.

Caso a Tailândia aprove o casamento igualitário, ela irá se juntar a Taiwan e ao Nepal, que já garantem o direito ao casamento igualitário.