UE-CELAC

Von der Leyen garante investimentos na América Latina e faz coro com Lula sobre acordo

Presidenta da Comissão Europeia quer acertar acordo com o Mercosul até o fim do ano

Ursula von de Leyer, presidenta da Comissão Europeia, e Lula, durante encontro entre União Europeia Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Em discurso no encontro da III Cúpula entre União Europeia e CELAC, a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez acenos favoráveis a investimentos na América Latina e ao acordo entre o bloco econômico europeu e o Mercosul.

A parlamentar alemã, que tem tentado atrair o Brasil em favor de ser um aliado de Bruxelas no campo internacional, fez acenos sobre o acordo em sua fala na abertura da Cúpula.

Von der Leyen anunciou um investimento na casa dos 200 bilhões de euros nos países da CELAC, incluindo o Brasil. "A Europa quer lançar uma nova parceria com a região. E é por isso que a Cúpula de hoje é tão importante. Pela primeira vez em oito anos, os líderes de nossos dois continentes estão se reunindo. Estamos nos reunindo para discutir, entre outras coisas, uma agenda compartilhada de investimentos para a América Latina e o Caribe", disse a chefe da comissão Europeia.

Ela afirma que os acordos e investimentos tem que beneficiar os países de ambos os lados do Atlântico. A fala vem após críticas de Lula e outros membros do Mercosul por conta de uma pressão europeia por questões ambientais.

Na base da conversa

Recentemente, a União Europeia anunciou em carta complementar que desejaria sancionar o Brasil em caso de descumprimento de acordos ambientais. O governo brasileiro fez uma forte declaração na presidência do Mercosul afirmando que as sanções estão fora de cogitação em um acordo.

"Somente juntos podemos chegar a um acordo sobre setores e cadeias de valor para priorizar e sobre a melhor forma de impulsionar esses investimentos com tecnologia, padrões e com suporte técnico. Então, aproveitemos esta cípula para moldar a agenda de investimentos em benefício de ambos os lados do Atlântico, nos nossos continentes. 

“Queremos discutir hoje como conectar mais os nossos povos, empresas, como reduzir o risco, reforçar e diversificar as cadeias de abastecimento e como modernizar nossas economias de forma a reduzir as desigualdades e trazer benefícios a todos. Tudo isso é possível se conseguirmos concluir o acordo União Europeia e Mercosul”, disse von der Leyen.

Lula também comentou o acordo em seu discurso durante a Cúpula, reforçando que as sanções devem estar de fora do acordo e que o texto deve ser feito em conjunto entre os blocos.

"Queremos assegurar uma relação comercial justa, sustentável e inclusiva. A conclusão do Acordo MERCOSUL-União Europeia é uma prioridade e deve estar baseada na confiança mútua e não em ameaças. A defesa de valores ambientais, que todos compartilhamos, não pode ser desculpa para o protecionismo. O poder de compra do Estado é uma ferramenta essencial para os investimentos em saúde, educação e inovação. Sua manutenção é condição para industrialização verde que queremos implementar", afirma Lula.