CELAC-UE

Lula e Macron defendem eleições livres para o fim das sanções à Venezuela

Evento paralelo à Cúpula Celac-UE reúne presidentes do Brasil, França, além de Gustavo Petro, da Colômbia, e Alberto Fernández, da Argentina, com vice-presidenta venezuelana, Delcy Rodrígues, e líder da oposição, Gerardo Blyde

Créditos: Reprodução internet - Reunião paralela à Cúpula Celac-UE tratou sobre a situação política da Venezuela
Escrito en GLOBAL el

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da França, Emmanuel Macron, defendem que a Venezuela realize eleições presidenciais livres em 2024 para que as sanções econômicas impostas ao país sejam suspensas. O posicionamento foi divulgado após reunião entre a vice-presidenta da Venezuela, Delcy Rodríguez, e um dos líderes da oposição venezuelana, Gerardo Blyde.

O encontro teve ainda a presença de Gustavo Petro, presidente da Colômbia; Alberto Fernández, da Argentina, e do Alto Representante da União Europeia para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Josep Borrell Fontelles, que junto com Lula e Macron atuaram como mediadores.

A reunião se estendeu por mais de duas horas, e as partes foram incentivadas a construir uma agenda estratégica com vistas às eleições que ocorrerão em 2024. Além disso, foi enfatizada a importância de encontrar soluções políticas que garantam a vigência da democracia e o respeito aos direitos humanos na Venezuela. Dessa forma, foi instado a respeitar a soberania do povo venezuelano para promover o diálogo político.

Nesta terça-feira (18) foi divulgado comunicado que no qual os participantes dessa rodada de negociações pedem que:

  1. A Venezuela deve realizar eleições presidenciais livres em 2024, com a inclusão de missões de observadores internacionais para acompanhar o processo.
     
  2. As sanções impostas à Venezuela serão suspensas se o país realizar eleições realmente livres e justas.

A reunião de segunda ocorreu após a realização, em 11 de novembro de 2022, de uma mesa-redonda sobre as negociações na Venezuela, no contexto do Fórum da Paz de Paris e da Conferência Internacional sobre o processo político na Venezuela.

O encontro para tratar sobre a Venezuela ocorreu nesta segunda-feira (17) em paralelo à III Cúpula de líderes de países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia (UE), em Bruxelas (Bélgica).

Sanções contra a Venezuela

Durante sua fala durante a cúpula nesta terça-feira, a vice-presidenta da Venezuela, Delcy Rodríguez, defendeu a eliminação das desigualdades econômicas e sociais e dos bloqueios contra as nações.

Ela instou a construir um plano de ação e uma agenda comum em coordenação entre os dois blocos, Europa e América Latina, para fortalecer o caminho da cooperação, em meio a uma situação agravada pelo bloqueio imposto à Venezuela, entre outras nações, como uma violação flagrante da Carta das Nações Unidas.

"Estamos enfrentando uma situação agravada no meio do bloqueio, e é por isso que devemos corrigir os desequilíbrios entre os dois blocos", afirmou Rodríguez.

A vice-presidenta venezuelana reiterou a denúncia do impacto que o bloqueio econômico teve na Venezuela, assim como na produção de energia em vários países europeus, uma situação agravada pelos conflitos específicos de cada território.

"A agressão econômica contra a Venezuela também afetou muito os parceiros europeus. Por exemplo, as empresas europeias de energia que tinham projetos de negócios para produzir 130 mil barris por dia agora estão produzindo apenas 30 mil barris por dia", explicou a vice-presidenta.

A Venezuela se prepara para realizar eleições no próximo ano, porém há divergências entre o governo e a oposição. A oposição venezuelana alega que as condições para as eleições são antidemocráticas, com impedimentos do governo em relação a candidatos-chave assumirem cargos públicos, como o caso da ex-deputada Maria Corina Machado.

Com informações da TeleSur