FEMINICÍDIO

O que se sabe sobre o brasileiro que fugiu da prisão nos EUA

Danilo Sousa Cavalcante, condenado à prisão perpétua nos EUA, é considerado “extremamente perigoso” pela Justiça, que desconfia que ele tenta voltar ao Brasil

Danilo Cavalcante foi condenado à prisão perpétua após matar a namorada.Créditos: Divulgação/Departamento de Polícia de Chester County
Escrito en GLOBAL el

Condenado à prisão perpétua por matar a namorada Débora Evangelista Brandão com 38 facadas, na frente dos filhos de 4 e 7 anos, em 2021, Danilo Sousa Cavalcante, 34, escapou da prisão nos Estados Unidos na última quinta-feira (28).

A razão para o crime brutal é discutida pelas autoridades, que acreditam que Danilo matou a namorada por ela ter ameaçado, após uma briga, contar sobre um assassinato cometido pelo criminoso em 2017 no Tocantins, onde matou Valter Júnior Moreira dos Reis a tiros em uma praça em Figueirópolis.

"Ao saber que o réu tinha mandado de prisão em aberto por homicídio no Brasil, a vítima ameaçou expô-lo à polícia. Os detetives determinaram que esse foi o motivo do assassinato", afirmou a promotoria responsável pela acusação em comunicado.

Após esse primeiro crime, Cavalcante fugiu para Porto Rico e, posteriormente, entrou ilegalmente nos Estados Unidos. 

A irmã de Débora, Sara Brandão, relata que Cavalcante não aceitava o fim do relacionamento, um dos motivos que pode ter levado o homem a assassinar a namorada. “Diversas vezes ela terminou com ele, e ele tentando voltar. Não sei por que ele a esfaqueou. Foi muito brutal", disse à época do crime.

Cavalcante é considerado “um homem extremamente perigoso” pela promotoria, e por isso autoridades contam com a ajuda da população, oferecendo uma recompensa de US$ 10 mil (quase R$ 50 mil) por informações que levem à captura do fugitivo. Além disso, estão sendo utilizados drones, helicópteros e cães na busca. 

O criminoso é o primeiro detento de nível elevado a fugir da Prisão do Condado de Chester desde a década de 1990, de acordo com o "Daily Local News"

Voltar ao Brasil

Em entrevista à ABC News, jornal estadunidense, a promotora Deb Ryan, do condado de Chester, acredita que o criminoso tenta voltar ao Brasil. “Temos evidências que sugerem que ele foi visto na Virgínia, mas o objetivo final era ir para o México e depois para o Brasil, que é seu país natal”, disse Ryan.