PADRE

Padre é investigado por omissão de socorro em suruba gay

Autoridades apuram "festa sexual" realizada em paróquia da Igreja Católica

Padre de 48 anos é investigado por crime de omissão de socorroCréditos: Diocese de Sosnowieck
Escrito en GLOBAL el

A Promotoria de Dabrowa Górnicz, na Polônia, investiga o bispo Tomasz Zmarzly, de 48 anos de idade, por supostamente não ter prestado socorro a um homem durante uma festa sexual em seu apartamento. As informações são do jornal polonês Gazeta Wyborcza.

Na semana passada, um grupo de padres dessa cidade do sul organizou uma festa em um apartamento residencial pertencente à paróquia de Dabrowa Górnicz, na qual várias pessoas, incluindo um trabalhador sexual, consumiram drogas.

O prostituto  teria perdido a consciência, e alguns dos presentes chamaram uma ambulância. No entanto, quando os paramédicos chegaram, eles foram barrados por Tomasz Zmarzly, que não autorizou a entrada dos socorristas.

Uma investigação foi aberta contra o padre por possível omissão de socorro a uma pessoa em perigo de saúde, crime que pode resultar em penas de até três anos de prisão na Polônia.

Repercussão

Na quinta-feira à noite, um homem incendiou as portas da basílica da paróquia onde a festinha aconteceu, sendo posteriormente detido. O incêndio, que foi apagado pelos bombeiros, não deixou feridos.

No dia seguinte, a diocese de Sosnowiec anunciou que o bispo em questão havia sido afastado de todas as suas funções eclesiásticas "até que o assunto seja esclarecido". Por sua vez, a revista católica Niedziela informou que encerrou sua colaboração com o padre, que era o editor-chefe da edição da cidade de Sosnowiec.

Além disso, em 24 de setembro, uma carta foi lida em todas as igrejas da diocese, pedindo desculpas por esses "acontecimentos dolorosos" e mencionando "sacerdotes envergonhados", sem dar mais detalhes a respeito.

Segundo a Gazeta Wyborcza, vários padres da diocese de Sosnowiec afirmam que todos sabiam da sexualidade de Tomasz. "Somos especialistas em fingir", comentaram os clérigos.