SOS XOKLENG

VÍDEO: Barragem Norte começa a transbordar e povo Xokleng teme ficar alagado

Comunidade está isolada após governador descumprir acordo de segurança para os indígenas

A Barragem Norte, em José Boiteux (SC), dentro da Terra Indígena Ibirama-Laklaño, transborda.Créditos: Reprodução /Instagram
Escrito en MEIO AMBIENTE el

A Barragem Norte, localizada dentro da Terra Indígena Ibirama-Laklaño, no município de José Boiteux, em Santa Catarina, começou a transbordar na madrugada da última sexta-feira (13). O povo Xokleng, que vive na região, teme que as aldeias fiquem alagadas com as fortes chuvas que assolam o estado.

Após descumprimento de um acordo entre os indígenas e o governador Jorginho Mello (PL), a barragem foi fechada para conter as águas do do rio Itajaí-Açu, que vem causando estragos em diversos municípios da região. 

O acordo, porém, previa que para o fechamento da comporta, o governo do estado deveria oferecer compensações ao indígenas, a fim de mitigar os impactos dos alagamentos, como a desobstrução de estradas, atendimento 24h nos postos de saúde do território, fornecimento de cestas básicas e água potável e transporte para que os indígenas possam acessar as cidades da região. Além disso, eles também pediram um laudo que ateste a segurança da barragem, abandonada desde 2007.

Nas imagens a seguir, divulgadas pelos indígenas, é possível ver a barragem transbordando.

 

 

Em outro post no Instagram, os indígenas alertaram que estão sem acesso à luz e Internet para publicarem atualizações e pedir ajuda.

Violência 

No sábado (7), a Justiça Federal em Blumenau autorizou a operação de fechamento das comportas. A decisão, assinada pelo juiz Vitor Hugo Anderle, atendia a pedido da Procuradoria do Estado e saiu pouco antes da meia-noite. No entanto, na madrugada, um novo despacho pedia a averiguação técnica da barragem, que não foi feita.

Àquela altura tinha sido feito um acordo entre as lideranças do povo Xokleng, o prefeito de José Boiteux, Adair Antônio Stollmeier, a Defesa Civil, o Ministério Público Federal e o governo do Estado — representado por Jerry Comper, secretário de Infraestrutura.

Durante a madrugada, indígenas montaram barricadas nos acessos da barragem. Com violência, a tropa de choque rompeu as barreiras Xokleng e invadiu o local. Dois indígenas ficaram feridos.

O Ministério dos Povos Indígenas se pronunciou sobre o ocorrido e afirmou que ia enviar agentes da Polícia Federal e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).