OBRA LITERÁRIA

Gal Costa vai ganhar primeira biografia póstuma em 2025

Livro será escrito por um jornalista e terá apanhado de momentos exclusivos da lenda da música brasileira

Gal Costa foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira.Créditos: Thereza Eugênia/Divulgação
Escrito en CULTURA el

Depois de sua morte em 2022, Gal Costa deixou um legado que vai ressoar para sempre no mundo das artes e da cultura. Além da cinebiografia “Meu Nome é Gal”, já nos cinemas, e uma fotobiografia organizada por Leonardo Lichote, a cantora agora vai ganhar a primeira biografia póstuma.

O jornalista encarregado do projeto será Thallys Braga, da revista Piauí, que está se debruçando sobre a vida da baiana em duas reportagens: a comoção que cercou seus últimos momentos e sua ligação com a viúva e empresária Wilma Petrillo

A intenção é que a biografia seja mais abrangente, abordando evidentemente a trajetória de carreira de Gal, sua influência na música brasileira e a personalidade marcante da cantora.

A editora Zahar contratou a biografia da cantora e ficará responsável por produzir o livro, com previsão de lançamento em 2025. O brilhante longa-metragem “Meu Nome É Gal”, lançado nos cinemas no dia 12 de outubro, conta uma parte de sua história.

Em julho deste ano, Thereza Eugênia compartilhou em suas redes sociais sobre a sua proposta de publicar um livro de fotografias de Gal Costa, que infelizmente não se concretizou. A renomada fotógrafa de 83 anos é conhecida por ter capturado inúmeros artistas da MPB e é frequente os seguidores encontrarem várias de suas fotografias em seu perfil no Instagram. 

Um internauta escreveu nos comentários: "Thereza, lança um livro com as fotos de Gal!!!! Nunca te pedi nada!" e ela respondeu: "Amigo tive esta intenção, mas pra lançar um livro você tem pedir autorização ao dono ou dona dos direitos e já me falaram que não vai ser possível!". A fotógrafa baiana tem um vasto acervo com artistas da música brasileira.

Thereza Eugênia já chegou a publicar uma obra com algumas imagens exclusivas das lendas do MPB, o "Thereza Eugenia: Portraits 1970-1980 - 1º Edição", lançado em 2021 pela Editora Barléu

Este trabalho, composto por 192 páginas, integra sua coleção de fotografias, contendo imagens de figuras como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Fafá de Belém, entre outros, incluindo algumas da inesquecível Gal.

Gal Costa começou sua carreira na década de 60, em meio ao movimento tropicalista e de resistência à ditadura militar, ao lado de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, e outros. A artista se destacou por sua voz poderosa e sua capacidade de interpretar uma ampla gama de estilos musicais, desde a bossa nova até o rock.