MEU NOME É GAL

O que Gal Costa achou de Sophie Charlotte em seu filme

Cinebiografia da vida da cantora estava em andamento antes da pandemia

Sophie Charlotte interpretando Gal Costa em 'Meu Nome é Gal'.Créditos: Divulgação/Paris Filmes
Escrito en CULTURA el

Falecida em novembro de 2022, Gal Costa infelizmente não teve a chance de ver o filme “Meu Nome É Gal”, lançado nos cinemas na última quinta-feira (12) e que conta uma parte de sua história. Apesar disso, ela era frequentemente consultada durante a produção do filme. Na obra, a atriz Sophie Charlotte interpreta Gal.

A ideia de produzir um filme que retrata a carreira de cantora já estava em andamento antes mesmo do início da pandemia. “Ela [Gal] viu bastantes cenas da Sophie cantando, ficou muito animada. Foi ela que alertou que Sophie cantava, que tinha cantado Sua Estupidez [em O Rebu]. Falou que Sophie tinha doçura no olhar e que tinha o timbre próximo do dela, mas Sophie o tinha”, afirmou Dandara Ferreira, uma das diretoras do longa, em uma entrevista sobre o que Gal Costa achou da atuação da atriz.

Ao ser informada sobre a escolha de quem ia interpretá-la, Gal não apenas aprovou, mas também fez questão de informar às diretoras Dandara Ferreira e Lô Politi que Sophie tinha habilidades vocais. Sophie já demonstrou seu canto em várias produções audiovisuais, como na novela “O Rebu” e na música de abertura de “Todas as Flores”.

Segundo Dandara, "Gal nunca interferiu em nada, permitiu liberdade criativa para que quem estivesse contando [a história] pudesse contar de seu próprio olhar”. Foi criada uma parceria de amizade, carinho e respeito: “a gente chegou a fazer uma apresentação do que estava pensando, um caminho possível".

"O único comentário que ela fez foi em 2021, quando a gente realmente começou a produzir o filme, foi que gostou de termos deixado nos anos 1960 e 1970, não estava muito feliz de chegar nos anos 1980. Acho que ela sabia que o ouro estava ali”, disse a diretora.

"Ela queria ser surpreendida no cinema. Acho que ela deve estar muito feliz, e esse filme é uma declaração de amor". A produção do filme foi inteiramente concluída em novembro de 2022, antes do falecimento de Gal. Infelizmente, a cantora não teve a oportunidade de assistir ao filme.

Nas palavras de Sophie Charlotte, "ela incentivou [o filme], ela estava curtindo. Me encontrei com ela e me senti abençoada por ela ter me permitido essa honraria”.

“Meu Nome É Gal” é ambientado no período de 1966 a 1971, período que ela lançou seus primeiros álbuns e estourou como uma das maiores cantoras do Brasil e encontrou seu lugar no cenário artístico brasileiro. A trama retrata a transformação de Gal, de uma artista jovem e tímida, para uma das mais renomadas cantoras do Brasil, que desafiou a Ditadura Militar (1964-1985).

Sophie é vista cantando em diversas cenas. Durante as inesquecíveis performances e gravações de Gal, é a voz da cantora que se destaca, com a atriz realizando apenas a dublagem. Convidada para interpretar a compositora logo no início, Sophie aceitou o desafio sem pensar mais de duas vezes.